sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Comemorando o Dia da Árvore



O instituto da Biodiversidade já comemorou o dia da árvore, no projeto “MUG do futuro”. O IBIO levou as crianças do projeto para o Parque da Manteigueira e além de uma caminhada ecológica e uma palestra sobre o motivo pelo qual estavamos ali que era o Dia da Arvore e explicarmos quais os beneficios que a árvore nos proporciona e os cuidados que nós devemos ter com ela, o IBIO também plantou uma muda de Jequitibá Rosa, árvore simbolo do estado do Espírito Santo, contando com a ajuda de um jardineiro, que explicou para as crianças como plantar uma muda de árvore e os cuidados que se deve ter com ela.Também distribuimos mudas de várias espécies de árvores para as crianças. Contamos com o apoio da Cesan e do Hortifruti para realização desse evento.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

e-board, a primeira prancha 100% ecológica no mundo


A e-board nada mais é do que uma prancha de surf, porém, totalmente ecologicamente correta, fabricada com materiais naturais, livres de emissão de gases ou resíduos que agridem a natureza, especialmente desenvolvidos para aplicação nas pranchas de surf. Estas características faz da e-board ser a primeira prancha ecológica do mundo, certificada pelas maiores empresas ambientais e apoiada pela Osklen Surfing, uma das marcas “beach culture” mais tradicionais do país.

A inovação partiu do engenheiro de materiais Daniel Aranha, ao perceber que cuidar do nosso Planeta não é mais uma tendência, e sim uma necessidade. Surfista desde pequeno e responsável pelo projeto, ele desenvolveu uma resina ecológica a base de água e, é no seu estúdio localizado na Vila Madalena, em São Paulo, que o shaper e designer, cria as e-boards.

O seu trabalho tem o conceito “custom hand made”. Além de o processo ser todo manual e artesanal, o atendimento é personalizado, e, melhor ainda, quando isso pode ser feito sem agredir o meio-ambiente”, comenta. A emissão de gases liberada pelas pranchas tradicionais fabricadas em PU e poliéster é enorme. Todo material usado nas pranchas tradicionais é derivado da extração do petróleo, gerando uma quantidade incalculável de gases liberados de CO2 na natureza.

Já os materiais utilizados na fabricação da e-board não dependem mais da extração de petróleo ou qualquer outra matéria-prima de origem mineral, e são todos orgânicos ou reciclados. Todo processo de fabricação é neutralizado com o plantio de árvores em áreas de reflorestamento, tudo certificado pela CANTORCO2e / GPSA, parceiras do projeto. Por isso, a e-board é considerada a primeira prancha do mundo a receber um selo carbon free.


Veja a matéria completa aqui.

FONTE: REBIA - Rede Brasileira de Informação Ambiental

VI CBUC - Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação



O CBUC, Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, que chega a sua sexta edição, é um dos mais importantes eventos sobre conservação da natureza da América Latina. O VI CBUC acontecerá entre os dias 20 e 24 de setembro, em Curitiba (PR), e terá com o tema “Conservação das áreas naturais num mundo em transformação”. As inscrições para trabalhos técnicos estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento.